Lifestyle

Especial Mães: maternidade e nutrição com Fernanda Saad

A nutricionista funcional Fernanda Saad corre contra o tempo, assim como todas as mães contemporâneas que não abrem mão de ter uma carreira de sucesso. Além de ser sócia na Clínica Movittà, em São Paulo, Fernanda é super fã de suas filhas Martina e Dominique, e não deixa de se divertir com a família, mesmo com a rotina corrida. E como é corrida! Mal conseguimos um tempinho na sua agenda para esta entrevista que, mesmo rápida, apresenta várias curiosidades interessantes sobre maternidade e nutrição. Vale a pena conferir:

Look Balletto: Body Manga Longa | Calça Pespontada | Anabela com Fitas

B: Fernanda, há quanto tempo você trabalha como Nutricionista Funcional?

F: Nutrição é a minha segunda formação, na qual trabalho há cinco anos. Primeiro, eu cursei Rádio e TV e trabalhei por 17 anos como produtora de shows, congressos e convenções. Depois de cansar da rotina de viagens que o cargo exigia,  decidi seguir a minha paixão que sempre foi a nutrição. Me formei, fiz pós graduação em Nutrição clínica Funcional e continuo com atualizações através de diversos cursos nas áreas clínica, fitoterapia e esportiva.

B: Qual é a diferença entre a nutrição tradicional e a nutrição funcional?

F: A nutrição funcional tem uma visão mais integrada do paciente. Ao contrário do tradicional, na qual se pauta a prescrição de dieta. A a funcional se rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico, a saúde intestinal…sempre visando a individualidade bioquímica de cada paciente

B: Como surgiu a clínica Movitta?

F: Minhas sócias são fisioterapeutas, e nós decidimos unir a nutrição e a fisioterapia em um só lugar, porque percebemos como a nutrição influencia no processo de recuperação dos pacientes que sofreram algum tipo de lesão ou estão em período pós-operatório, assim como ajuda na prevenção contra doenças, dores e inflamações.

Look Balletto: Body Gola Alta | Legging Tela | Capa TricotTênis Tiras

B: Como você consegue administrar a sua carreira com o tempo em família e tempo só seu?

F: Bom, a minha rotina é muito corrida por conta da clínica, mas eu tento investir em tempo de qualidade naquilo que estou fazendo. Durante a semana, eu foco em dar o meu melhor no trabalho. E no final de semana, priorizo tempo de qualidade com a minha família.

B: E sobra tempo de qualidade só para a Fernanda? Quais são seus hobbies?

F: Sim! Amo me exercitar cedinho antes de ir trabalhar, é isso que me dá disposição. Também adoro assistir filmes, ler e cozinhar. Mas cozinhar é algo que também gosto de fazer com as minhas filhas Martina (13) e Dominique (8), ela se divertem colocando a mão na massa. Principalmente a Martina, que até se aventurou em um curso de culinária. 

Look Balletto: Body Tricot | Saia Pétalas

 

B: Que bacana! E como você insere a nutrição na sua casa e na rotina da  sua família?

F: Eu sempre busquei ter uma alimentação saudável, mesmo antes de me formar em nutrição. Então, foi um processo super tranquilo inserir esse hábito na rotina da minha família. Não é um sacrifício porque é um estilo de vida.

B: E suas filhas, como elas lidam com isso?

F: Elas são acostumadas com essa rotina saudável desde pequenas. O segredo é ter equilíbrio. Na minha casa não entra alimentos industrializados. Mas isso não quer dizer que elas não podem comer esse tipo de alimento de vez em quando, porque são crianças, né? Em casa, eu adapto alguns alimentos para elas, por exemplo, eu troco a pipoca microondas pelo milho de pipoca orgânico feito na panela, como antigamente; substituo a farinha branca por farinha de amêndoa para fazer bolos. Sempre dá para adaptar e fazer escolhas mais saudáveis.

Look Balletto: Vestido Tricot | Anabela com Fitas

B: Como você introduziu a nutrição durante a gravidez?

F:  Na primeira gestação, eu não tinha começado o curso de nutrição ainda, mas procurei uma nutricionista como é recomendado à todas as gravidas. Confesso que não levei tão a sério como na segunda gestação. E, comparando as duas, houve uma diferença considerável no ganho de peso, no tipos de parto (o primeiro cesariana e o segundo normal). E isso tudo refletiu no sistema imune das minhas filhas. A mais nova, por exemplo, não tem as alergias que a mais velha possui. A maioria das mulheres ficam preocupadas com alimentação saudável durante a gravidez por conta da estética, mas esse fator também é super importante. 

B: Já que você gosta de cozinhar, você tem algumas dicas/receitas para as nossas leitoras grávidas?

F: Sim, principalmente para controlar os “desejos” da gestação! Eu adaptei algumas receitas de doce durante a minha gravidez. Por exemplo, substituí o brigadeiro tradicional por brigadeiro  de  biomassa; investi no brownie com farinha de amêndoa e no creme de abacate com cacau. Mata a vontade de comer algo mais gorduroso (risos). 

B: Que bacana, Fernanda! Que tal compartilhar uma dessas receitas com a gente?

Claro! Vou passar para vocês a receita do Mousse de Cacau com Canela que é delicioso e super fácil de fazer:

Ingredientes:
1 avocado ou 1/2 abacate
2 colheres (sobremesa) de cacau em pó
Canela a gosto
1 colher (sobremesa) de mel orgânico ou melado (opcional).

Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador e servir em seguida. De preferência gelado.

 

GET THE LOOK

Visite o Site

Créditos:

Fotos: Mayra Azzi

Beauty: Renan Tavares

Produção: T.Office

Matéria: Carolina Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *